10 fevereiro 2011

Convocatória para o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

Conforme a deliberação no III CBJA – Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, estamos convidando a todos para o IV CBJA que, este ano, acontecerá na Cidade do Rio de Janeiro, nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro.

O local ainda está sendo buscado, assim como os patrocinadores. Aceitamos sugestões.

Desde já, peço aos colegas que nos ajudem com a presença, participação, reflexão, e também divulgação, transformando este momento numa oportunidade para que a sociedade possa refletir sobre a importância estratégica da democratização da informação socioambiental na mobilização da sociedade no rumo da mudança para a sustentabilidade.

DIVULGAÇÃO - Em breve, teremos uma página na WEB para o IV CBJA e banner, que convidamos os colegas a veicularem em seus sites e blogs.

O IV CBJA E A RIO+20 - Entre seus objetivos, este IV CBJA servirá como uma espécie de preparação para a cobertura da conferência Rio + 20, que acontecerá também no Rio de Janeiro, no próximo ano, em comemoração aos 20 anos da RIO 92, que reuniu Chefes de Estado do todo o planeta, no Rio, para criar uma pauta ambiental global. Esperamos que a dinâmica deste IV CBJA permita a reflexão e o debate sobre os avanços e retrocessos da pauta ambiental no Brasil e no mundo, em especial em relação aos impactos das mudanças climáticas sobre os diversos setores da sociedade, do ambiente e da economia.

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO – O IV CBJA irá oferecer espaço para oficinas de formação para estudantes e jovens jornalistas em vários temas da pauta ambiental, como forma de melhor preparar esse público para o exercício do jornalismo ambiental nos próximos anos.

MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: Nesse próximo congresso estaremos ampliando as formas de apresentação de trabalhos acadêmicos e também os eixos temáticos, com o intuito de estimular mais pesquisas na área da comunicação ambiental.

REDCALC - Nesta edição do CBJA vamos fazer, também, um Encontro da RedCalc –Red Latino-Americana de Periodismo Ambiental, que reúne jornalistas que atuam com pautas ambientais e de sustentabilidade em toda a América Latina.

MAIS INFORMAÇÕES:

REALIZAÇÃO: Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental – RBJA, Rede Brasileira de Informação Ambiental – REBIA, Instituto Envolverde – Jornalismo & Sustentabilidade e ECOMÍDIAS – Associação Brasileira de Mídias Ambientais.

CURADORIA: Dal Marcondes – Envolverde e RBJA e Vilmar Berna – REBIA e RBJA

SECRETARIA EXECUTIVA: Instituto Envolverde – Jornalismo & Sustentabilidade -
11 3034-4887 - anamaria@envolverde.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA: Fabrício Ângelo RBJA/Rebia - fabrangelo@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - (21) 9509-3960

GRUPO DE APOIO: Efraim Neto – RBJA/REBIA; Ana Maria Vasconcellos – Envolverde; Larissa Godoy – Envolverde.

Parceiros e veículos de apoio:
(Espaço para que os colegas possam indicar seus apoiamentos. Podemos aproveitar e atualizar a página http://www.portaldomeioambiente.org.br/comunicacao-ambiental/quem-cobre-meio
-ambiente.html )

Nenhum comentário: