20 março 2011

VI FÓRUM ÁGUA EM PAUTA

DIAS 21 E 22 DE MARÇO

Venha discutir a importância do jornalismo na conscientização sobre o uso racional da água e o investimento em saneamento básico.

Descubra o valor que a água tem. E beba um copo dela conosco.


21 de Março
10h00 - Coffee Receptivo e entrega do material de apoio

10h30 - Abertura Solene

11h00 - Conferência de Abertura
“Água e Saúde”
Em artigo publicado na Proceedings of The Royal Society, o cientista Dr. Christopher Eppig aborda os resultados de um estudo que mostra a relação de doenças infecciosas com o QI de populações de baixa renda, localizadas em países pobres. Além de comentar as principais conclusões deste estudo, ele irá traçar um panorama da relação entre saúde, saneamento básico e água, especialmente no Brasil.

13h00 - Intervalo Almoço

14h30 - Painel I - Saneamento Básico
“Saneamento básico: dados, fatos e sensibilização pública”
Esse painel tem como objetivo fornecer elementos objetivos para a compreensão da importância do saneamento como política pública e discutir estratégias de sensibilização social e jornalística para o tema. A partir de dados de investimento, os painelistas serão estimulados a pensar em uma agenda jornalística positiva que contemple, de maneira sistemática, a cobertura ligada a saneamento básico no país em seus mais diversos aspectos.

16h00 - Intervalo coffee

16h15 - Painel II - Indústria e Água
“Água e produção industrial: estamos preparados para crescer com sustentabilidade?”
As expectativas de crescimento do PIB brasileiro dependem significativamente do crescimento da produção industrial. Ambientalistas e jornalistas perguntam-se qual o preço a ser pago pelo desenvolvimento, enquanto os setores industriais identificam maneiras de crescer de maneira sustentável e regulada. A indústria é uma das maiores consumidoras de água e procura novos meios de produção com redução dos impactos. Discutir esse panorama é o objetivo do Painel II.

22 de Março
11h30 - Painel III - Conservação dos Mananciais e Políticas Públicas
A fonte: como monitorar a qualidade dos mananciais e discutir, nos meios de comunicação e jornalismo, as políticas públicas de preservação ambiental dos mananciais, procurando novas formas de financiamento, divulgação e conscientização sobre a finitude dos recursos hídricos e a importância de resguardar os rios, os aqüíferos, lagoas, riachos e córregos.

13h30 - Intervalo Almoço

15h00 - Speech: Água e suas Fontes

15h30 - Conferência de Encerramento: Planeta China: Terra, Água e Alimentação
Como a China busca resolver o problema da alimentação de 1 bilhão e meio de habitantes em 2025?

PAINELISTAS


Carolina Mota
Procuradora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP


Christopher Eppig
Cientista, biólogo e concluinte de pós-doutorado, pela Universidade do Novo México, Albuquerque (EUA)


Dan Robson Pereira Dias
Diretor da By Dan. Responsável pela expedição do projeto Flutuador do Rio Tietê


Jaderson Spina
Secretário de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Jundiaí.


Jayme Martins
Overchina e ex-China Radio International e correspondente do Estadão na China


Prof. José Luiz Proença
AUN - Agência Universitária de Notícias (ECA/USP)


Junior Ruiz Garcia
Pesquisador do Instituto de Economia / Universidade Estadual de Campinas


Marussia Whately
Arquiteta e urbanista


Milena Venancio Serro
Coordenadora de Comunicação do Instituto Trata Brasil


Reinaldo Canto
Colaborador da Envolverde e colunista de Carta Capital, além de atuar como consultor, palestrante e articulista


Mini currículo

Reinaldo Canto é jornalista formado pela Cásper Líbero e pós-graduado em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento pela UFRJ. Com 31 anos de profissão, passou pelas principais emissoras de televisão e rádio do país, entre elas, Record, Globo, SBT, Bandeirantes e Jovem Pan, trabalhou como assessor de imprensa de grandes empresas como Banespa e Cosesp, além de ter sido colaborador de revistas da Editora Abril como Arquitetura e Construção e Casa Claudia. Nos últimos anos especializou-se em sustentabilidade e consumo consciente. Nesse período foi Diretor de Comunicação do Greenpeace, coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, passagens pela comunicação do Instituto Ethos e correspondente da Carta Capital, da Envolverde e de outras mídias ambientais na COP-15 em Copenhague. Hoje Reinal do Canto é consultor, palestrante, articulista e colaborador da Envolverde e mídias ambientais, além de editor e redator de relatórios de sustentabilidade e colunista de Carta Capital (coluna: Cidadania & Sustentabilidade, em www.cartacapital.com.br).



Sidney Mazzoni
Editor-chefe do Jornal de Jundiaí

Nenhum comentário: