10 outubro 2012

Jornalistas e cientistas irão debater sobre a erradicação da pobreza e economia verde

O trabalho de divulgação da ciência requer uma constante atenção quando o assunto é promover a interação entre cientistas e comunicadores. Nesse contexto, o Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) realiza no próximo dia 18 de outubro, o 6º Encontro de Jornalismo e Ciência com a participação de pesquisadores e jornalistas convidados, entre eles, o doutor em Ecologia Henrique Pereira, o pesquisador e empresário Luiz Antônio Formariz e o jornalista Reinaldo Canto, colunista da revista Carta Capital. O encontro será mediado pelo jornalista da TV Band Amazonas, Yano Sérgio.




Segundo a chefa do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon) da Fapeam, Cristiane Barbosa, com o avanço da produção científica e tecnológica no Amazonas ao longo dos últimos nove anos, faz-se necessário também alavancar as ações voltadas para a popularização da ciência.



"Além do pesquisador de alto nível e de um empresário local com boas práticas na área de sustentabilidade, teremos a participação do Reinaldo Canto, que é um profissional de renome nacional. Eles participarão com a função estratégica de aproximar os profissionais e estudantes de comunicação da abordagem científica e assim, estimulá-los na cobertura sistemática sobre os temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação", esclareceu Barbosa.



Com objetivo de promover o fortalecimento da cultura da divulgação da CT&I no Estado, o evento será integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e vai trazer como temática 'A contribuição da mídia para a sustentabilidade, erradicação da pobreza e economia verde', aliada ao tema da SNCT deste ano.



As inscrições para o 6º Encontro FAPEAM de Jornalismo estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no Portal da Fundação. As vagas são limitadas.



O evento será realizado durante a SNCT, no dia 18 de outubro, na Estação Ciência, no Clube do Trabalhador Sesi, e vai contar com a participação de pesquisadores e jornalistas convidados, entre eles, o doutor em Ecologia Henrique Pereira, o pesquisador e empresário Luiz Antônio Formariz e os jornalistas Reinaldo Canto e Yano Sérgio.



Entre os assuntos abordados durante o encontro está o tema do Encontro sob 'A visão do pesquisador', 'A visão do setor produtivo' e a 'A visão do jornalista', além do encaminhamento de perguntas e debates entre os participantes.



Inscrições



Os interessados em participar do encontro devem realizar inscrições no Portal da FAPEAM, a entrada é franca. Outras informações sobre o encontro pelos telefones: 3878-4011 ou 3878-4052.



Nenhum comentário: