12 maio 2013

Lição de Casa - Valores e significados além da sala de aula


or Reinaldo Canto*
Christiano Miguel é professor da FAPPES, a Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior, no centro de São Paulo. Ele leciona contabilidade e também exerce outras atividades profissionais.
Christiano não costuma faltar. Aliás, nas raras vezes em que isso acontece sente uma imensa culpa, “penso que tenho uma grande responsabilidade com meus alunos e a minha sensação é de desaponta-los”. E, ainda vai mais longe, “parece que tiro deles a oportunidade do conhecimento”.
Exageros à parte, o professor Chris, como é conhecido por todos, sugeriu dar essa “aula perdida” no último sábado do mês de abril, dia 27, após ter faltado na semana, em virtude de uma emergência médica familiar.
Pois bem, com o apoio da faculdade, os alunos foram convidados a participar da aula. O convite acabou se estendendo a outras classes e ao final o que seria uma aula de reposição recebeu em dois períodos, manhã e tarde, mais de 50 alunos.
Como já dito anteriormente, a obrigação do professor Chris é dar aulas de contabilidade. Ok! Mas a sua aula virou um workshop com música motivadora, vídeo de humor e até mesmo apoio às aulas de matemática com explicações sobre o uso da calculadora HP e científica. Isso tudo em pleno sábado!!
O professor Chris não ganhou dinheiro ao passar seu sábado ao lado dos alunos. Por outro lado, esses alunos também fizeram o mesmo. Em pleno sábado foram “perder seu tempo” indo até a faculdade que já frequentam de segunda à sexta.

Entre Obrigações e Exemplos

A prevalência do mantra que afirma como ideia absoluta e incontestável que “tempo é dinheiro” ou mesmo, que “o mundo pertence aos espertos”, por vezes recebe algumas boas lufadas de uma brisa diferente e redentora.
O professor Chris, é desse tipo de gente que extrapola as suas obrigações. Para quem tem o privilégio de conviver com ele, sabe que essa aula de sábado é apenas um pequeno exemplo de seu modus operandi. Ele cotidianamente abandona o senso comum, “faço o meu e está tudo certo”! Acredita em coisas consideradas por muitos como fora de moda, ou seja, solidariedade, respeito e consideração.
- E aí, professor Chris, vai repetir a experiência?
“Com certeza. Antes da segunda prova farei novamente. Acho que controlar o emocional ajuda a melhorar as atividades discentes. Foi muito bom e senti o reflexo na aula de contabilidade da segunda feira, quando não somente me agradeceram pela oportunidade como também estavam mais seguros em relação à disciplina”.
Só para reforçar pela última vez, o professor Chris tem a obrigação de ministrar aulas de contabilidade nas classes para as quais foi designado de segunda à sexta, nos horários pré-determinados. E ele simplesmente não cumpre o pré-estabelecido e ultrapassa esses limites!
Para alguns ele pode ser considerado um bom professor, para muitos outros, como os alunos que voluntariamente compareceram a aula extra do sábado e este escriba, um Ser Humano digno de receber esse título.

*Jornalista, colega de Christiano com muito orgulho!

Nenhum comentário: