16 outubro 2014

REFORMA POLÍTICA É URGENTE E INADIÁVEL


Agenda Brasil Sustentável conclama os candidatos à Presidência a se comprometerem com uma reforma do sistema político que aprofunde a democracia em nosso país.

Tendo como base a campanha realizada no 1º Turno e a ausência de um debate em torno do tema, as organizações signatárias do movimento (www.agendabrasilsustentavel.com.br) decidiram centralizar esforços, agora no 2º Turno, para esse que é um dos 7 eixos  que constituem a Agenda, ou seja, “Reforma Política e Fortalecimento da Democracia”. Para isso, acabam de publicar um documento (http://media.wix.com/ugd/b8e5ba_57c2f6f0aa2b480fb09a1992c68c279e.pdf) que, entre várias de suas proposições, demanda o aprofundamento da transparência, do controle social e da regulamentação de mecanismos de participação e de democracia direta.

Ambos os candidatos, Aécio Neves e Dilma Rousseff, registraram o tema em seus programas de governo, mas a Agenda Brasil Sustentável considera fundamental debater com a sociedade brasileira os compromissos que ambos assumem com a reforma do sistema político. O mesmo questionamento está sendo reencaminhado aos 28 partidos que tiveram membros eleitos para o Congresso Nacional.

Interesse da População Brasileira

Os candidatos devem também estar cientes dos anseios vindos da sociedade civil. Recentemente foram divulgados os resultados do plebiscito realizado pela Plenária Nacional dos Movimentos Populares, que contou com a expressiva participação de mais de sete milhões e 700 mil pessoas de todo o país e se manifestaram a respeito da convocação de uma constituinte exclusiva. O “Sim” pela aceitação da proposta obteve 97,05% dos votos.  

PEC 10/2011

Outra demanda da Agenda Brasil Sustentável, e que está em total consonância com a urgência da reforma política, é o compromisso dos candidatos pela aprovação da PEC do Programa de Metas. Essa Proposta de Emenda Constitucional está em fase final de tramitação no Congresso Nacional e precisa de todo o apoio para sua aprovação.

O objetivo desse projeto é o de comprometer os eleitos a cargos executivos a apresentar um plano de metas para a gestão que melhore a qualidade de vida dos cidadãos, contendo no mínimo o programa de governo apresentado nas eleições e prestar contas do programa durante a gestão. Ela torna o processo eleitoral mais responsável, melhora a qualidade e a transparência, promove a participação da sociedade e o voto mais consciente. 


Em ambos os casos, da reforma política e do compromisso com o programa de metas, o que está em jogo é o aperfeiçoamento da democracia brasileira e todos temos a ganhar caso sejam efetivamente implementadas no país.

Nenhum comentário: