11 março 2015

TEMPOS ESTRANHOS REQUEREM EQUILÍBRIO E BOM SENSO

Por Reinaldo Canto

Ânimos acirrados, ódios indisfarçáveis, vozes e letras alteradas e uma ausência temerária do diálogo e da ponderação.

Não é de hoje, mas vem se aprofundando de maneira assustadora a profusão de manifestações de intolerância que vicejam nas ruas, nas mídias e nas redes sociais.

1 - Motivos existem para a indignação!!

2- Motivos existem para tanta indignação??

Os grandes veículos vomitam diariamente casos de corrupção, roubalheiras absurdas. Milhões e milhões de dólares furtados e tratados como se fossem balas de padaria.

Denúncias, denúncias, denúncias! Parece que o apocalipse está próximo e caso não nos armemos de facas, metralhadoras, canhões contra os infiéis… seremos tragados pelo inferno.

Desde o período eleitoral do ano passado e as cada vez mais estarrecedoras revelações do caso Petrobrás, o ódio tomou conta de mentes e corações de uma parte da população brasileira.  

O que seria um bem-vindo debate ideológico deu lugar ao perturbador e apavorante: nós os bons, contra os maus que são eles. Eles, os verdadeiros demônios!! E contra demônios não existe conversa, a não ser a espada salvadora da justiça divina.

Aí aproveito para fazer algumas reflexões a serem divididas com os leitores, bem na linha do “perguntar não ofende”:

Será mesmo esse o caminho para a construção de um Brasil melhor?

A corrupção por estas bandas começou com o PT? Ou mesmo piorou nesse período?

A melhor maneira é o impeachment da presidenta? Se for, quem será colocado no lugar dela: Temer, Eduardo Cunha, Renan Calheiros ou…UM MILITAR?

Será que não estamos cansados de assistir esse vai e volta de soluções não democráticas?

Responda você leitor, mas a minha é bem simples: um sonoro NÃO para todas essas questões!

Por mais triste e assustador que seja essa enxurrada de más notícias econômicas e de desvios sem fim de nossa maior e mais importante empresa estatal, tudo está tramitando como deve. E, importante ressaltar, isso só é possível num regime democrático.

Pessoas poderosas estão presas, mas com amplo direito de defesa. Todas as nossas instituições estão funcionando. O país, pode não parecer para alguns, mas não está parado. Tudo funciona.

Eu posso escrever essas linhas e você poderá discordar com toda a tranquilidade. Ninguém irá preso ou sofrerá constrangimentos, salvo ocorram ofensas passíveis de condenações legais.

Isso tudo seria muito diferente em regime de exceção sem que signifique o fim da corrupção. Aliás, seria um elixir para os corruptos, pois não seriam contestados.

A democracia que temos é tão imperfeita quanto a sociedade e o povo que temos. Ou não?

Se ouvirem por aí algumas pessoas ou até mesmo jornalistas dizendo que o povo brasileiro não merece os políticos ladrões que tem, faça o simples exercício de filosoficamente mais uma vez perguntar: será mesmo que não merece? Quem foi que os elegeu? E os jeitinhos cotidianos? As pequenas infrações corriqueiras? O pensar em si próprio sem levar em conta os direitos coletivos?

Pois bem, para encerrar, no próximo domingo foi convocada uma manifestação de protesto. Legítima sem dúvida, principalmente para que continue sem tréguas a se apurar e se punir a quem de direito.  Agora um movimento que queira uma quebra institucional como um golpe ou a retirada de uma presidenta sem as devidas comprovações de culpa, poderão trazer consequências muito ruins para todos.

Vivemos um momento muito especial da nossa história e que pode ser de consolidação democrática e uma quebra também histórica de uma corrupção endêmica que infelizmente, sempre esteve presente na vida de nós brasileiros.

Cobranças sim, participação popular também, mas com muito diálogo, ponderação e equilíbrio!  Fora disso teremos muito a lamentar!

   


Nenhum comentário: