19 novembro 2015

Tecnologia e sustentabilidade: Interaxa agora é Carbon Free



O setor de tecnologia tem um importante papel na busca pelo desenvolvimento sustentável. Empresas como a Interaxa, especializadas em obter as melhores e mais eficientes tecnologias para seus clientes, enxergou na compensação de suas próprias emissões de gases de Efeito Estufa (GEEs) uma oportunidade para agir de maneira a reduzir o impacto ambiental de suas atividades.
O inventário das emissões da Interaxa realizado pela Iniciativa Verde resultou na necessidade do plantio de 477 árvores para compensar 75,49 tCO2e (toneladas de carbono equivalente). O que corresponde a uma área de quase três mil metros quadrados.

Segundo a Gerente de Governança da Interaxa, Josimery Pires, a empresa tem feito vários esforços para reduzir seus impactos. “Inicialmente, começamos a nos preocupar com os equipamentos como aparelhos de celular, notebooks e baterias que se tornaram obsoletos. Com isso, questionou-se: o que fazer com esses equipamentos? Então, procuramos empresas que fizessem o descarte adequado desses materiais. Depois, pensamos em adotar práticas simples como, por exemplo, a redução de controle de gastos de energia, papel, água e copos descartáveis”.
Depois dessas ações, a empresa decidiu avançar ainda mais. “A partir daí, a organização se sensibilizou no aspecto de melhores práticas sustentáveis em sua organização. Na medida em que almejamos ser a melhor empresa de soluções end-to-end para ContactCenter na América Latina e como temos uma grande preocupação com o respeito e valorização das pessoas, decidimos ser ainda mais engajados em melhores práticas em termos sustentáveis e em responsabilidade social”, afirmou Josimery.

Mas como nem tudo pode ser compensado pela própria empresa, a Interaxa optou pelo trabalho da Iniciativa Verde. “Nossa sede está hoje alocada num edifício que não dispõe de coleta seletiva de materiais, então, pensamos de que forma compensar isso? Pesquisando descobrimos o projeto da Iniciativa Verde que se propõe a realizar um trabalho adequado para compensação de carbono“, concluiu a gerente de Governança, Josimery Pires.
Para Lucas Pereira, diretor da Iniciativa Verde responsável pela emissão do selo Carbon Free, a participação de empresas de tecnologia no mercado voluntário de compensações é fundamental: “Este setor é fundamental, pois mostra que não só indústrias de transformação – historicamente grandes emissoras – têm responsabilidade sobre a mudança climática. A Interaxa tem conhecimento de seus impactos e procurou uma forma efetiva de contribuir para recuperação da Mata Atlântica e de todos os serviços ambientais prestados por esse bioma. Só vamos recuperá-lo com a participação do setor privado”.
Mais informações sobre a Interaxa: www.interaxa.com.br
Sobre a Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas.
A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e recomposição florestal.

Nenhum comentário: