02 março 2016

Os Bastidores da COP 21 e a Imprensa e o Tráfico de Animais

palestra sjsp

BASTIDORES DA COP 21: Antes, Durante e Depois
Palestrante: Reinaldo Canto, Jornalista especializado em Sustentabilidade e Meio Ambiente foi correspondente na COP 21 e escreveu para a Revista Carta Capital; para o Blog do Planeta, da revista Época e para o Portal Envolverde.

A IMPRENSA E O TRÁFICO DE ANIMAIS: Uma relação que ainda não amadureceu
Palestrante: Dimas Marques, editor do site Fauna News (www.faunanews.com.br), que seleciona e comenta notícias sobre o mercado negro de animais e os impactos de estradas e rodovias na fauna; voluntário nas ONGs PROFAUNA - Proteção à Fauna e Monitoramento Ambiental – e Freeland Brasil.

Quando: 19 de março, sábado, das 9h00 às 13h00
no Auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato

Para inscrição: encaminhar para cursos@sjsp.org.br

- Os sindicalizados, pré-sindicalizados e os que já participaram de palestras/cursos no Sindicato: nome completo, empresa onde trabalha, função e telefones para contato

- Os demais: nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb, empresa onde trabalha, função  e telefones para contato

- Os estudantes deverão informar o curso, instituição e período/semestre que estão cursando

Os participantes receberão certificados.


Programa:

BASTIDORES DA COP 21: Antes, durante e depois
A COP 21 realizada em Paris em dezembro passado foi considerada histórica, pois pela primeira vez, mais de 195 países decidiram assinar o acordo para frear o aumento da temperatura no planeta. Mais de 3 mil jornalistas e alguns outros milhares de participantes ocupam o Centro de Exposição Le Bourget durante 2 semanas. Muitas coisas aconteceram  mais e menos importantes pra se chegar a esse acordo.

Como foi possível chegar a esse resultado? Quais foram os maiores destaques desse acordo? Quais os principais personagens dessa conferência? A participação do Brasil e dos brasileiros presentes no encontro foi importante?
É fácil acompanhar os acontecimentos com as coisas acontecendo ao mesmo tempo? E a cobertura da imprensa foi boa? O que se espera que aconteça a partir de agora?  Aguardamos você para participar desse bate-papo sobre a COP 21.

Sobre Reinaldo Canto
Jornalista há 35 anos formado pela Cásper Líbero; pós-graduado em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento; trabalhou nas principais emissoras de televisão e rádio do país (Globo, Record, Bandeirantes, Cultura e Gazeta); escreveu para revistas da Abril e atuou na área de comunicação de grandes empresas (Banespa, Cosesp);
Nos últimos 12 anos têm atuado na área da sustentabilidade, cidadania e meio ambiente; foi diretor de comunicação do Greenpeace Brasil; coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e assessor de imprensa do Instituto Ethos; foi também correspondente da Carta Capital, da Envolverde e diversas mídias ambientais, na COP-15 em Copenhague/2009 e na Rio+20/2012.
Já participou do julgamento de diversos prêmios ambientais, entre eles, Octavio Brandão (Maceió-AL); Jornalistas & Cia/HSBC; Von Martius (Câmara Brasil-Alemanha); Abrelpe; Voluntários Bradesco e Prêmio Allianz de Jornalismo Ambiental (do qual, inclusive, foi finalista em 2011).
Atualmente é colunista da Carta Capital, do Observatório do 3º Setor (rádio e portal) e do Mercado Ético; parceiro em projetos e conteúdos da  Envolverde; mediador em painéis, de feiras do empreendedor do Sebrae; professor da FAPPES nas matérias Gestão Ambiental e Sustentabilidade & Consumo Consciente; consultor e assessor de imprensa da ONG Iniciativa Verde; palestrante e consultor da área ambiental; roteirista e escritor de temas ambientais (recentemente concluiu a animação “A Rebelião das Águas”, lançada no Dia Mundial da Água: ;feature=youtu.be)  


A IMPRENSA E O TRÁFICO DE ANIMAIS: uma relação que ainda não amadureceu
O tráfico de fauna é uma das maiores agressões à biodiversidade mundial, responsável, no Brasil, pela retirada de 38 milhões de animais da natureza todos os anos. E a imprensa, aos poucos, descobre o problema e abre espaço para a cobertura do tema. Apesar da evolução, tanto o espaço quanto a qualidade precisam melhorar.

A palestra “A IMPRENSA E O TRÁFICO DE ANIMAIS: uma relação que ainda não amadureceu” apresentará um breve resumo sobre a situação do tráfico de animais silvestres no Brasil e no mundo, e como jornalistas e veículos de comunicação têm veiculado notícias sobre esse mercado negro. Exemplos de matérias serão apresentados e debatidos com os participantes na busca de uma reflexão sobre a atuação da imprensa e do que pode ser feito para a construção de uma cobertura mais eficiente.

Sobre Dimas Marques
Jornalista, com pós-graduação em Meio Ambiente e Sociedade pela FESP/SP. Atualmente, é mestrando no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas-FFLCH) na Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisa a cobertura do tema “tráfico de animais” por jornais da grande imprensa; editor do site Fauna News e professor de Comunicação Ambiental no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP).
Atua na imprensa desde 1991, quando começou como repórter em editorias de cidades e polícia. Partiu para a cobertura de temas ambientais em 2001. Trabalhou para vários veículos de comunicação, entre os quais o jornal Diario Popular/Diário de São Paulo, a rádio CBN e as revistas Mergulho, Horizonte Geográfico e Terra da Gente.

Em 2010, foi o 3º colocado na 10ª edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica com a matéria "Esta floresta tem dono" publicada em abril de 2009 pela revista Horizonte Geográfico.

Dimas também trabalhou como assessor de comunicação da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo - Fundação Florestal e como jornalista responsável pelo periódico IF Notícias do Instituto Florestal do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: