11 maio 2016

PARTIU LEITURA E FANTASIA

A jornada do livro: “Um dia (no dia) da Ana Luiza – Uma Aventura Ambiental”, ainda nem começou oficialmente, mas alguns eventos já colocaram o livro nas mãos de várias crianças em São Paulo. Confira:
No sábado, 07/05, mais de 50 crianças receberam o livro entregue como brinde em festa de aniversário do Joãozinho, filho do empresário João Barassal Neto, proprietário da casa mais sustentável do Brasil, a Smart Eco House. A festa aconteceu no Clube Espéria,






Já no domingo, 08/05, foi realizada uma Roda de Conversa sobre o livro na Feira de Agricultura Orgânica, no Parque da Água Branca. O encontro foi organizado pela Associação de Agricultura Orgânica. O colega jornalista Rogério Silva, autor de livro de gastronomia e do site Fuxico na Cozinha, apoiou o evento e destacou as páginas do livro que abordam a questão do desperdício de alimentos.





06 maio 2016

Reinaldo Canto fala sobre o livro “Um dia (no dia) da Ana Luiza – Uma Aventura Ambiental”, entrevista concedida a estudante de jornalismo Marie Serafim.           


1.    Como que surgiu essa ideia? Era um projeto antigo que só agora pôde ser realizado?

Como já trabalho há bastante tempo com os temas ligados à sustentabilidade, meio ambiente e cidadania sempre tive vontade de ampliar as possibilidades dessa comunicação. Então, escrever um livro que abordasse essas questões era sim um sonho antigo. Graças à parceria com a Editora Chiado, finalmente consegui transformar esse desejo em realidade.

2.    Por que fazer um livro sobre meio ambiente voltado para o público infantil ao invés do público adulto?

Eu acredito que as novas gerações estão mais propensas a entender e se sensibilizar com os impactos ambientais causados em nosso cotidiano. Nós adultos já estamos há muito mais tempo sendo bombardeados pela falsa ideia do consumo sem limites e dos recursos que nos pareciam infinitos. Já as crianças têm dado exemplos de que quando recebem informações sobre o tema acabam até mesmo influenciando seus pais, familiares e amigos para a importância de evitar o desperdício e fazer bom uso dos recursos disponíveis.

3.    Qual a mensagem que você quer transmitir com este livro?

Eu acho que a principal mensagem é de que não perdemos nada em sermos mais conscientes. A menina do livro passa um dia totalmente normal e feliz sem que isso prejudique o seu cotidiano. Isso também pode ser feito por nós adultos. Aliás, o desperdício e os excessos é que trazem infelicidade e não a ponderação, o bom senso e o consumo consciente.

4.    Como foi o processo de produção dele? Teve dificuldades?

É sempre muito difícil iniciar um projeto em que você possui pouco conhecimento. Há toda uma ciência por trás do lançamento de um livro e ainda estou aprendendo bastante. Nessa tarefa a Editora Chiado tem ajudado muito com a paciência necessária para orientar um novato como eu.

5.    Por que do título? Teve alguma inspiração?

Aí foi uma conjunção de fatores. O nome da menina é o da minha filha e a ideia do “dia no dia” faz relação com a inserção da consciência num dia qualquer de uma garotinha.

6.    Há um possível lançamento internacional?

Sim!! E espero que em breve (risos). Como a Chiado é uma editora portuguesa espero que numa segunda edição o livro já seja traduzido para o espanhol e distribuído em outros países europeus. Aliás, de certa maneira, essa carreira internacional já começou, o livro foi impresso em Portugal e exemplares do livro estão disponíveis por lá.

7.    O que as crianças podem aprender com este livro e aplicar na vida delas?

Basicamente que elas só precisam cuidar de usar bem o que está à sua volta. E importante essa pergunta, pois também tive o cuidado de não jogar responsabilidades exageradas nas costas das crianças. Mesmo que num determinado momento a personagem converse com uma vizinha e com os pais para que evitem os excessos, as crianças não devem ser responsáveis pelas necessárias transformações em nossos hábitos de consumo. Nós adultos é que precisamos assumir esse papel para que as futuras gerações recebam um planeta melhor para se viver.

8.    Por que é importante ensinar as crianças a cuidarem do meio ambiente?

Porque dele dependemos para viver e ter uma boa qualidade de vida. Essa realidade, já deveríamos estar aplicando há muito mais tempo, mas pelos apelos de consumo e bombardeios incessantes da publicidade, infelizmente deixamos o bom senso de lado. A consciência das novas gerações trabalhadas desde a mais tenra idade poderá contribuir para que tenhamos uma geração de cidadãos mais responsáveis.

9.    Quais são os benefícios que isso traz/ traria para a sociedade? Quais legados poderemos esperar?

Principalmente acreditar que teremos uma sociedade que valorize mais o ser do que o ter. Algo bem diferente do que temos hoje. Nesse caso, os ganhos serão na redução dos impactos ambientais, mas também uma sociedade humana e solidária, capaz de compartilhar e dividir mais do que competir e acumular riquezas para si mesmo.

 Em sua opinião, qual a melhor forma ou linguagem para ensinar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente?

No meu caso e pela minha experiência, acredito que o bom humor é um caminho a ser trilhado nessa comunicação com as crianças. Dessa maneira podemos tentar passar boas informações de maneira leve e divertida, sem assustar ou preocupar em demasia esses pequenos seres ainda em formação. Pelo menos essa foi a minha ideia com esse livro. Mas com certeza devem existir outras ótimas propostas de comunicação eficientes e que tenham a capacidade de obter bons resultados para a conscientização das crianças sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e o bom uso dos recursos naturais.

1  Como as escolas poderiam agregar o assunto "meio ambiente e sustentabilidade" em sua grade curricular?

Acredito que esses temas ao lado da cidadania deveriam estar presentes em todas as matérias curriculares, pois são temas cruciais para o futuro da humanidade. Seja no estudo da matemática, ciências ou geografia, por exemplo, seria possível também se falar de sustentabilidade.Por que não?







Um Dia no Dia de Ana Luiza I Reinaldo Canto


A Chiado Editora e o Autor Reinaldo Canto, têm o prazer de apresentar obra Um Dia no Dia de Ana Luiza.

Jornalista há 36 anos formado pela Cásper Líbero; pós-graduado em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento. Nos últimos 14 anos têm atuado na área da sustentabilidade, cidadania e meio ambiente; foi diretor de comunicação do Greenpeace Brasil; coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e assessor de imprensa do Instituto Ethos; foi também correspondente em conferências internacionais como a COP-15 em Copenhague/2009, Conferência Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro e COP-21, em Paris/2015.
Atualmente é colunista da Carta Capital. (www.cartacapital.com.br); parceiro em projetos e conteúdos da Envolverde; consultor e assessor de imprensa da ONG Iniciativa Verde; comentarista da Rede Vida; consultor do Sebrae para a área de sustentabilidade; palestrante e consultor da área ambiental; roteirista e escritor de temas ambientais. É roteirista do curta de animação, “A Rebelião das Águas”(youtube: https://www.youtube.com/watch?v=XSm9-JQmqFw). É pai da Ana Luiza que tem 8 anos de idade!!

Sinopse:
Aquele dia amanheceu como todos os outros na vida da pequena Ana Luiza, mas foi só ela despertar para perceber que algo muito diferente estava acontecendo!!
Tudo parecia ter vida. Coisas, materiais e elementos da natureza começaram a se manifestar e demonstravam tristeza diante do desperdício ou alegria quando eram bem utilizados.
Foi aí que a Aninha descobriu como é importante cuidar do nosso planeta Terra. E para isso basta agir conscientemente em todos os nossos atos de consumo.
Embarque nessa aventura com a Ana Luiza e faça também a sua parte para vivermos num mundo melhor.
Autor: Reinaldo Canto
62 páginas
R$ 36,00 - € 12,00



Para solicitar mais informações sobre o conteúdo da nota, use o seguinte contato:

Clarisse Fraqueiro | e-mail: comunicacao.chiadobrasil@gmail.com | telefone:  (+55) (11) 3179-0085

04 maio 2016

Maio Verde-Laranja integra saúde e alimentação orgânica em diversas atividades em São Paulo

Maio Verde-Laranja integra saúde e alimentação orgânica em diversas atividades em São Paulo

Assim como a OMS – Organização Mundial de Saúde define a saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidades, a Campanha Maio Verde-Laranja, lançada este mês nas feiras orgânicas da AAO – Associação de Agricultura Orgânica, quer sensibilizar para a uma vida mais orgânica e saudável. Se meses como o Outubro Rosa e o Novembro Azul cumprem seu papel no alerta a diagnósticos de doenças como o câncer, a ideia agora é falar de prevenção e de escolhas que refletem na saúde integral da população.

Uma série de atividades gratuitas e abertas ao público acontecem todas as terças-feiras, sábados e domingos na Feira de Orgânicos do Parque da Água Branca, e aos domingos na Feira de Orgânicos do Villa Lobos, incluindo debates, lançamentos de publicações, projeção de filmes, vivências corporais e oficinas de alimentação.  À cor verde está associada a natureza viva e saúde, e à laranja a vitalidade e criatividade

“O objetivo dedicarmos este mês à reflexão sobre a importância de melhores escolhas para uma vida mais orgânica, que começa com a alimentação, mas passa pela educação, participação social, proteção ambiental e tantos temas que envolvem a saúde. O termo ‘orgânico’ tem a ver com organismo vivo, em com uma visão sistêmica da realidade”, expressa Maluh Barciotte, idealizadora da campanha e presidente da AAO.

Práticas de Naturologia, que busca o equilíbrio do organismo por meio de diversas técnicas complementares, da medicina chinesa à ayurvédica, como reflexologia, massagens e aromaterapia, já estão acontecendo desde 1 de maio, e terão espaço no Dia das Mães, 8 de maio, na Feira do Villa Lobos, com vivências para todas as idades.

No mesmo dia, haverá Manhã de Autógrafos na Feira do Parque da Água Branca com o jornalista especializado em meio ambiente e sustentabilidade, Reinaldo Canto, que lança sua primeira obra infantil, “Um dia no dia de Ana Luiza”, que reflete as descobertas da menina sobre como cuidar do planeta e rever atos de consumo. Será seguido de Roda de Conversa, a partir das 10h.

O filme “Apart Horta”, vencedor do concurso Filma Brasil e dirigido por Cecília Engels terá projeção na Feira Noturna da Água Branca, envolvendo a todos na história dos dois irmãos com estilos de vida opostos, até o cultivo de alimentos no apartamento germinar numa ampla transformação que acaba afetando a vida em todo o prédio da cidade, em referência ao potencial da agricultura urbana.

Roda de Conversa final e debates com mais de 20 especialistas estão programados para o mês, com transmissão pela rádio CBN. Acompanhe no facebook do evento as notícias sobre as novas atrações semanais:https://www.facebook.com/events/1729924103917651/

Assessoria de Imprensa
Heloisa Bio
11 99748-3051 e 2924-9551