10 maio 2018

Estudantes de escolas estaduais de Brasília Teimosa promovem mutirão de limpeza na comunidade com o apoio da Celpe
Com o apoio do Projeto Vale Luz Celpe e Movimento Limpa Brasil, 250 jovens, de três escolas estaduais do bairro, farão mutirão de limpeza.
Estudantes também poderão assistir à palestra do protagonista do documentário que concorreu ao Oscar, ‘Lixo Extraordinário’
Recife, 08 de maio de 2018 – Na próxima sexta-feira (11), 250 estudantes de escolas estaduais de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, estarão nas ruas da comunidade promovendo um mutirão de limpeza e coleta de resíduos descartados irregularmente. Promovida com o apoio do Projeto Vale Luz, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e o Movimento Limpa Brasil - Let´s do it! a ação, que conta com o apoio da TV Globo Pernambuco, faz parte de um plano de conscientização para a importância da sustentabilidade no cotidiano.
Em preparação para a atividade, os jovens participaram de reuniões de alinhamento que tinham o objetivo de esclarecer a importância do cuidado com o meio ambiente e com o correto descarte dos resíduos sólidos gerados no dia a dia. Os encontros educativos aconteceram em três escolas estaduais do bairro, Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Bezerra, Escola Estadual Assis Chateubriand e Escola Estadual Luís de Camões, envolvendo mais de 1.200 estudantes num movimento de conscientização e sustentabilidade.
Além disso, na próxima quarta-feira (09), os estudantes receberão a visita de Tião Santos, ex-presidente da Associação dos Catadores do lixão do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro e que foi protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, que concorreu ao Oscar.
Mutirão
Na Sexta-feira (11), a partir das 8h, os alunos estarão realizando o mutirão de limpeza em toda a comunidade de Brasília Teimosa, recolhendo itens que foram descartados de forma irregular e ajudando na preservação do meio ambiente. Os jovens serão multiplicadores da importância do descarte correto de resíduos, convidando os moradores do bairro, que também poderão ajudar na ação. Ao final do dia, todo o material será levado para a tenda do Projeto Vale Luz, que estará montada na EREM João Bezerra, onde os estudantes vão transformar a ação social em descontos na fatura de energia da instituição de ensino.
Além disso, ao longo do dia, os moradores do bairro também poderão realizar a troca de resíduos por descontos na conta de energia na tenda do Vale Luz.
Sobre o Vale Luz
Criado em 2008, o Projeto Vale Luz Celpe recebe material reciclável em troca de descontos na fatura de energia elétrica. O projeto conta com postos fixos e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem a visita quinzenal para recolher resíduos. São aceitos para troca produtos como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plástico (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene), óleo vegetal (óleo de soja, canola,  girassol, gergelim, milho, óleo de coco, etc.). Lista de pontos de troca Vale Luz Recife: http://servicos.celpe.com.br/a-celpe/Paginas/Efici%C3%AAncia%20Energ%C3%A9tica/Vale-Luz.aspx

Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).
Limpa Brasil-Let’s do it!
A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

Informações para a Imprensa:
Reinaldo Canto
reicanto@gmail.com e telefone: 11 9 9976-1610

Nenhum comentário: